segunda-feira, 17 de junho de 2013

Plano de aula

Plano de aula – Grupo 2
Conteúdo : Teorema de Tales
Aulas previstas: 20
Habilidades: Perceber a Matemática como conhecimento historicamente construído; compreender o processo de demonstração; criar argumentos lógicos; explorar relações entre elementos geométricos e algébricos; desenvolver a capacidade de síntese e generalização de fatos; reconhecer situações que possam ser resolvidas pela aplicação do Teorema de Tales.
Objetivo Geral: Compreender o conceito de proporcionalidade e suas aplicações.
Objetivos Específicos: Aplicar o Teorema de Tales como uma forma de ocorrência da ideia de proporcionalidade, em diferentes contextos.
Metodologia: Ativação dos conhecimentos prévios, experimentação, utilização de narrativas sobre a história da matemática e resolução de problemas.
Recursos pedagógicos e tecnológicos: caderno do aluno, livro didático, papel quadriculado e régua.
Desenvolvimento:
-Retomada de conceitos sobre retas paralelas e retas transversais.
-Ampliação e redução de figuras com o papel quadriculado identificando a razão entre elas.
-Utilizando a experimentação, ampliação do conceito de razão na resolução de problemas que envolvem polígonos semelhantes.
- Particularizar o conceito de semelhança de polígonos para semelhança de triângulos.
- Utilizando a experimentação, utilizar o conceito de semelhança de triângulos para calcular distâncias inacessíveis.
-Utilização da História da Matemática para introduzir o Teorema de Tales.
-Construção do conceito do Teorema de Tales através da medição das distâncias entre as retas paralelas e calculo das razões.
-Resolução de problemas utilizando o Teorema de Tales.
Avaliação: A avaliação será constituída de duas partes: em grupo onde construirão uma narrativa sobre o conteúdo desenvolvido incluindo um problema prático de medir distância inacessível e individual com a aplicação das habilidades e competências desenvolvidas na resolução de situações problema.



Nenhum comentário:

Postar um comentário