Plano de aula – Grupo 2
Conteúdo : Teorema de Tales
Aulas
previstas: 20
Habilidades: Perceber a Matemática como conhecimento
historicamente construído; compreender o processo de demonstração; criar
argumentos lógicos; explorar relações entre elementos geométricos e algébricos;
desenvolver a capacidade de síntese e generalização de fatos; reconhecer
situações que possam ser resolvidas pela aplicação do Teorema de Tales.
Objetivo
Geral: Compreender o conceito de
proporcionalidade e suas aplicações.
Objetivos
Específicos: Aplicar o Teorema de
Tales como uma forma de ocorrência da ideia de proporcionalidade, em diferentes
contextos.
Metodologia: Ativação dos conhecimentos prévios, experimentação,
utilização de narrativas sobre a história da matemática e resolução de
problemas.
Recursos
pedagógicos e tecnológicos: caderno
do aluno, livro didático, papel quadriculado e régua.
Desenvolvimento:
-Retomada de conceitos sobre retas paralelas e retas
transversais.
-Ampliação e redução de figuras com o papel
quadriculado identificando a razão entre elas.
-Utilizando a experimentação, ampliação do conceito de
razão na resolução de problemas que envolvem polígonos semelhantes.
- Particularizar o conceito de semelhança de polígonos
para semelhança de triângulos.
- Utilizando a experimentação, utilizar o conceito de
semelhança de triângulos para calcular distâncias inacessíveis.
-Utilização da História da Matemática para introduzir
o Teorema de Tales.
-Construção do conceito do Teorema de Tales através da
medição das distâncias entre as retas paralelas e calculo das razões.
-Resolução de problemas utilizando o Teorema de Tales.
Avaliação: A avaliação será constituída de duas partes: em
grupo onde construirão uma narrativa sobre o conteúdo desenvolvido incluindo um
problema prático de medir distância inacessível e individual com a aplicação das
habilidades e competências desenvolvidas na resolução de situações problema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário